Viola de Arame: Praticas e Contextos Duarte M. B. Mendonca Author
- novo libroISBN: 9781983687464
A viola de Cinco Ordens ou Viola de Arame é o instrumento mais tocado desde o séc. XVIII numa vasta zona geográfica e cultural (Lusofonia Atlântica) que vai des… mais…
A viola de Cinco Ordens ou Viola de Arame é o instrumento mais tocado desde o séc. XVIII numa vasta zona geográfica e cultural (Lusofonia Atlântica) que vai desde o Norte de Portugal até ao Sul do Brasil, passando pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde. A disseminação, primeiro nacional e depois colonial, trouxe diferentes afinações e diversas variações na apresentação do instrumento, mas manteve a essência, no modo de tocar. A Viola impôs-se como instrumento predileto no meio urbano e aristocrático ao longo do séc. XVIII transferindo-se gradualmente também para os salões da alta burguesia, em ambiente recatado e intimista das Modinhas, primeiro ao estilo português e numa segunda fase com o contributo brasileiro, também nos Lunduns e no Fado. Sendo um instrumento harmónico substituía por vezes nos salões de concerto o cravo, no acompanhamento de árias e repertório barroco vário. Era à viola que em lisboa, no séc. XVIII e até meados do séc. XIX, se cantava as Modinhas e Lunduns, tanto ao gosto da época, e mesmo, nos seus primórdios, o próprio Fado oitocentista. Ernesto Veiga de Oliveira ...É sem dúvida a viola, montada com cinco ordens de cordas, duplas ou triplas, de metal ou de tripa de carneiro, o cordofone mais em uso no nosso país durante este período histórico. Manuel Morais O português fez para o seu instrumento nacional, porque a viola de arame é que é realmente o instrumento nacional, fez um tipo especial que se não confunde com nenhum outro. Michel Angelo Lambertini A viola esteve presente nas festas e romarias e também foi o instrumento utilizado pela Igreja na sua missão de envangelização através dos cânticos acompanhados à viola na colónia do Brasil e África. Fazer um estudo sério e aprofundado carece da consulta de muitas fontes, por vezes em terreno pouco profundo e nalguns casos inexistente. Salva-nos o facto de outros, antes de nós, terem desbravado muito do caminho o que nos incentiva a ir cada vez mais longe. Juntam-se assim muitas histórias soltas, de tudo o que se relaciona com a viola de arame portuguesa e brasileira. A prática amadora, tradicional e popular do instrumento é a sua mais relevante imagem na atualidade mas existe também um legado riquíssimo do património escrito ao longo do séc. XVIII e XIX e que urge continuar a tocar. Trade Books>Trade Paperback>Music>Theory & Criticism>Theory & Criticism, CreateSpace Publishing Core >1<
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Duarte M B Mendonca, Vitor Sardinha:Viola de Arame: Praticas e Contextos (Paperback)
- Livro de bolso 2018, ISBN: 1983687464
[EAN: 9781983687464], Livro novo, [SC: 5.99], [PU: Createspace Independent Publishing Platform, United States], Language: Portuguese. Brand new Book. A viola de Cinco Ordens ou Viola de A… mais…
[EAN: 9781983687464], Livro novo, [SC: 5.99], [PU: Createspace Independent Publishing Platform, United States], Language: Portuguese. Brand new Book. A viola de Cinco Ordens ou Viola de Arame é o instrumento mais tocado desde o séc. XVIII numa vasta zona geográfica e cultural (Lusofonia Atlântica) que vai desde o Norte de Portugal até ao Sul do Brasil, passando pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde. A disseminação, primeiro nacional e depois colonial, trouxe diferentes afinações e diversas variações na apresentação do instrumento, mas manteve a essência, no modo de tocar. A Viola impôs-se como instrumento predileto no meio urbano e aristocrático ao longo do séc. XVIII transferindo-se gradualmente também para os salões da alta burguesia, em ambiente recatado e intimista das Modinhas, primeiro ao estilo português e numa segunda fase com o contributo brasileiro, também nos Lunduns e no Fado. Sendo um instrumento harmónico substituía por vezes nos salões de concerto o cravo, no acompanhamento de árias e repertório barroco vário. Era à viola que em lisboa, no séc. XVIII e até meados do séc. XIX, se cantava as Modinhas e Lunduns, tanto ao gosto da época, e mesmo, nos seus primórdios, o próprio Fado oitocentista. Ernesto Veiga de Oliveira .É sem dúvida a viola, montada com cinco ordens de cordas, duplas ou triplas, de metal ou de tripa de carneiro, o cordofone mais em uso no nosso país durante este período histórico. Manuel Morais O português fez para o seu instrumento nacional, porque a viola de arame é que é realmente o instrumento nacional, fez um tipo especial que se não confunde com nenhum outro. Michel Angelo Lambertini A viola esteve presente nas festas e romarias e também foi o instrumento utilizado pela Igreja na sua missão de envangelização através dos cânticos acompanhados à viola na colónia do Brasil e África. Fazer um estudo sério e aprofundado carece da consulta de muitas fontes, por vezes em terreno pouco profundo e nalguns casos inexistente. Salva-nos o facto de outros, antes de nós, terem desbravado muito do caminho o que nos incentiva a ir cada vez mais longe. Juntam-se assim muitas histórias soltas, de tudo o que se relaciona com a viola de arame portuguesa e brasileira. A prática amadora, tradicional e popular do instrumento é a sua mais relevante imagem na atualidade mas existe também um legado riquíssimo do património escrito ao longo do séc. XVIII e XIX e que urge continuar a tocar., Books<
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Duarte M B Mendonca, Vitor Sardinha:Viola de Arame: Praticas e Contextos (Paperback)
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[EAN: 9781983687464], Neubuch, [PU: Createspace Independent Publishing Platform, United States], Language: Portuguese. Brand new Book. A viola de Cinco Ordens ou Viola de Arame é o instru… mais…
[EAN: 9781983687464], Neubuch, [PU: Createspace Independent Publishing Platform, United States], Language: Portuguese. Brand new Book. A viola de Cinco Ordens ou Viola de Arame é o instrumento mais tocado desde o séc. XVIII numa vasta zona geográfica e cultural (Lusofonia Atlântica) que vai desde o Norte de Portugal até ao Sul do Brasil, passando pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde. A disseminação, primeiro nacional e depois colonial, trouxe diferentes afinações e diversas variações na apresentação do instrumento, mas manteve a essência, no modo de tocar. A Viola impôs-se como instrumento predileto no meio urbano e aristocrático ao longo do séc. XVIII transferindo-se gradualmente também para os salões da alta burguesia, em ambiente recatado e intimista das Modinhas, primeiro ao estilo português e numa segunda fase com o contributo brasileiro, também nos Lunduns e no Fado. Sendo um instrumento harmónico substituía por vezes nos salões de concerto o cravo, no acompanhamento de árias e repertório barroco vário. Era à viola que em lisboa, no séc. XVIII e até meados do séc. XIX, se cantava as Modinhas e Lunduns, tanto ao gosto da época, e mesmo, nos seus primórdios, o próprio Fado oitocentista. Ernesto Veiga de Oliveira .É sem dúvida a viola, montada com cinco ordens de cordas, duplas ou triplas, de metal ou de tripa de carneiro, o cordofone mais em uso no nosso país durante este período histórico. Manuel Morais O português fez para o seu instrumento nacional, porque a viola de arame é que é realmente o instrumento nacional, fez um tipo especial que se não confunde com nenhum outro. Michel Angelo Lambertini A viola esteve presente nas festas e romarias e também foi o instrumento utilizado pela Igreja na sua missão de envangelização através dos cânticos acompanhados à viola na colónia do Brasil e África. Fazer um estudo sério e aprofundado carece da consulta de muitas fontes, por vezes em terreno pouco profundo e nalguns casos inexistente. Salva-nos o facto de outros, antes de nós, terem desbravado muito do caminho o que nos incentiva a ir cada vez mais longe. Juntam-se assim muitas histórias soltas, de tudo o que se relaciona com a viola de arame portuguesa e brasileira. A prática amadora, tradicional e popular do instrumento é a sua mais relevante imagem na atualidade mas existe também um legado riquíssimo do património escrito ao longo do séc. XVIII e XIX e que urge continuar a tocar., Books<
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Vitor Sardinha, Editora Madeirense, Duarte M. B. Mendonca:Viola de Arame: Praticas e Contextos
- novo libro ISBN: 1983687464
Tapa blanda, [EAN: 9781983687464], Createspace Independent Pub, Createspace Independent Pub, Libro, [PU: Createspace Independent Pub], Createspace Independent Pub, 14759566031, Etnomusico… mais…
Tapa blanda, [EAN: 9781983687464], Createspace Independent Pub, Createspace Independent Pub, Libro, [PU: Createspace Independent Pub], Createspace Independent Pub, 14759566031, Etnomusicología, 14759564031, Étnica e internacional, 14759555031, Géneros musicales, 902495031, Música, 902486031, Arte, cine y fotografía, 599365031, Categorías, 599364031, Libros<
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