Baseado em minha pesquisa de mestrado, o livro discute a relação entre diferentes saberes no currículo escolar, analisando uma escola municipal do Rio de Janeiro onde ocorriam oficinas de Capoeira inseridas no Programa Mais Educação. Busquei apontar possibilidades de leitura que consideram as demandas de identidade e de diferença contemporâneas, bem como contribuições de teorizações sociais do Discurso, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais e de estudos historiográficos, antropológicos e pedagógicos sobre a Capoeira. O texto deixa entrever que o discurso hegemônico, moderno/colonial - que estabelece o conhecimento e a cultura negra como apartados no currículo - não se mostrou algo absoluto ou sem tensionamentos. Destaco o protagonismo e o papel educativo antirracista desempenhado por professores(as) e mestres(as) de tradições culturais negras. Na escola analisada, dois capoeiristas angoleiros, negros, Mestre Cláudio e Treinel Ludmila, desafiam o racismo tão presente na educação e na sociedade brasileiras e proporcionam, aos diferentes sujeitos na escola, oportunidades para pensar a cultura negra e o conhecimento sob novas lentes Trade Books>Trade Paperback>Education>Education>Education, KS OmniScriptum Publishing Core >1
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Paperback, [PU: Novas Edições Acadêmicas], Baseado em minha pesquisa de mestrado, o livro discute a relação entre diferentes saberes no currÃculo escolar, analisando uma escola municipal do Rio de Janeiro onde ocorriam oficinas de Capoeira inseridas no Programa Mais Educação. Busquei apontar possibilidades de leitura que consideram as demandas de identidade e de diferença contemporâneas, bem como contribuições de teorizações sociais do Discurso, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais e de estudos historiográficos, antropológicos e pedagógicos sobre a Capoeira. O texto deixa entrever que o discurso hegemônico, moderno/colonial - que estabelece o "conhecimento" e a "cultura negra" como apartados no currÃculo - não se mostrou algo absoluto ou sem tensionamentos. Destaco o protagonismo e o papel educativo antirracista desempenhado por professores(as) e mestres(as) de tradições culturais negras. Na escola analisada, dois capoeiristas angoleiros, negros, Mestre Cláudio e Treinel Ludmila, desafiam o racismo tão presente na educação e na sociedade brasileiras e proporcionam, aos diferentes sujeitos na escola, oportunidades para pensar a "cultura negra" e o "conhecimento" sob novas lentes, Teaching Resources & Education, Teaching Resources & Education
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Paperback, [PU: Novas Edições Acadêmicas], Baseado em minha pesquisa de mestrado, o livro discute a relação entre diferentes saberes no currÃculo escolar, analisando uma escola municipal do Rio de Janeiro onde ocorriam oficinas de Capoeira inseridas no Programa Mais Educação. Busquei apontar possibilidades de leitura que consideram as demandas de identidade e de diferença contemporâneas, bem como contribuições de teorizações sociais do Discurso, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais e de estudos historiográficos, antropológicos e pedagógicos sobre a Capoeira. O texto deixa entrever que o discurso hegemônico, moderno/colonial - que estabelece o “conhecimento†e a “cultura negra†como apartados no currÃculo - não se mostrou algo absoluto ou sem tensionamentos. Destaco o protagonismo e o papel educativo antirracista desempenhado por professores(as) e mestres(as) de tradições culturais negras. Na escola analisada, dois capoeiristas angoleiros, negros, Mestre Cláudio e Treinel Ludmila, desafiam o racismo tão presente na educação e na sociedade brasileiras e proporcionam, aos diferentes sujeitos na escola, oportunidades para pensar a "cultura negra" e o "conhecimento" sob novas lentes
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Baseado em minha pesquisa de mestrado, o livro discute a relação entre diferentes saberes no currículo escolar, analisando uma escola municipal do Rio de Janeiro onde ocorriam oficinas de Capoeira inseridas no Programa Mais Educação. Busquei apontar possibilidades de leitura que consideram as demandas de identidade e de diferença contemporâneas, bem como contribuições de teorizações sociais do Discurso, dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais e de estudos historiográficos, antropológicos e pedagógicos sobre a Capoeira. O texto deixa entrever que o discurso hegemônico, moderno/colonial - que estabelece o conhecimento e a cultura negra como apartados no currículo - não se mostrou algo absoluto ou sem tensionamentos. Destaco o protagonismo e o papel educativo antirracista desempenhado por professores(as) e mestres(as) de tradições culturais negras. Na escola analisada, dois capoeiristas angoleiros, negros, Mestre Cláudio e Treinel Ludmila, desafiam o racismo tão presente na educação e na sociedade brasileiras e proporcionam, aos diferentes sujeitos na escola, oportunidades para pensar a cultura negra e o conhecimento sob novas lentes Trade Books>Trade Paperback>Education>Education>Education, KS OmniScriptum Publishing Core >1<
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Dados detalhados do livro - CurrÃculo e capoeira Vitor Barcellos Author
EAN (ISBN-13): 9786202191128 Livro de bolso Editor/Editora: KS OmniScriptum Publishing Core >1
Livro na base de dados desde 2020-07-21T00:17:13+01:00 (Lisbon) Página de detalhes modificada pela última vez em 2020-10-15T08:12:15+01:00 (Lisbon) Número ISBN/EAN: 9786202191128
Número ISBN - Ortografia alternativa: 978-620-2-19112-8