
ISBN: 9788546212552
288 Seiten, Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada, em 1934, por Arthur Cezar Ferreira Reis em outro capítulo de sua luta em favor de um ensino renovado e pela implementação de aulas sobre História local na escola primária. Infelizmente, após oitenta anos, esses saberes foram expurgados da rede pública, revelando uma face dos embates pelo controle dos currículos a serem ministrados. Este livro, o primeiro publicado sobre a História do ensino de História no Amazonas, demonstra de quais maneiras as disputas pela definição dos conteúdos da disciplina aconteceram nos anos 1930. Para tanto, reconstrói espaços e práticas escolares do período através da análise da legislação produzida pelo Departamento de Instrução Pública e de fontes inéditas como a documentação escolar e a produção intelectual inscrita em impressos pedagógicos, como teses de concurso e a Revista de Educação, desvelando alunos e professores, concepções e métodos que fundamentaram uma história ensinada no e do Amazonas., Education, Paco Editorial
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ISBN: 9788546212552
288 Seiten, Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada, em 1934, por Arthur Cezar Ferreira Reis em outro capítulo de sua luta em favor de um ensino renovado e pela implementação de aulas sobre História local na escola primária. Infelizmente, após oitenta anos, esses saberes foram expurgados da rede pública, revelando uma face dos embates pelo controle dos currículos a serem ministrados. Este livro, o primeiro publicado sobre a História do ensino de História no Amazonas, demonstra de quais maneiras as disputas pela definição dos conteúdos da disciplina aconteceram nos anos 1930. Para tanto, reconstrói espaços e práticas escolares do período através da análise da legislação produzida pelo Departamento de Instrução Pública e de fontes inéditas como a documentação escolar e a produção intelectual inscrita em impressos pedagógicos, como teses de concurso e a Revista de Educação, desvelando alunos e professores, concepções e métodos que fundamentaram uma história ensinada no e do Amazonas. Education, Paco Editorial
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Tarcisio Serpa Normando:
História ensinada, Cultura e Saberes Escolares (Amazonas, 1930-1937) - novo libroISBN: 9788546212552
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Número ISBN: |
Dados detalhados do livro - História ensinada, Cultura e Saberes Escolares (Amazonas, 1930-1937)
EAN (ISBN-13): 9788546212552
Editor/Editora: Paco Editorial
Livro na base de dados desde 2019-06-02T08:26:14+01:00 (Lisbon)
Página de detalhes modificada pela última vez em 2020-11-26T13:41:46+00:00 (Lisbon)
Número ISBN/EAN: 9788546212552
Número ISBN - Ortografia alternativa:
978-85-462-1255-2
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